DIVULGAÇÕES





Objetivos do Seminário

  •  Possibilitar aos pesquisadores e acadêmicos a divulgação de seus trabalhos de pesquisa, ensino e extensão junto à comunidade;
  •  Oportunizar o intercâmbio de informações, valorizando-as e contribuindo para o desenvolvimento das atividades da comunidade científica;
  •  Divulgar as atividades de pesquisa realizadas através dos programas de Pesquisa da UNICRUZ com fomento interno (PIBIC/PAPCT) e externo (PIBIC/CNPq; PROBIC/FAPERGS; PROCOREDES; PPSUS...);
  •  Divulgar as atividades de extensão realizadas através do PIBEX – Programa Institucional de Bolsas de Extensão;
  •  Promover a integração de atividades de pesquisa, ensino e extensão, bem como a integração de professores e acadêmicos de diferentes áreas e instituições;
  •  Oportunizar aos acadêmicos e professores da UNICRUZ e demais instituições de ensino superior um espaço de reflexão sobre o papel da ciência e da inovação nesse período em que se vive um paradigma de (in)certezas, mudanças e descontinuidades;
  •  Oportunizar a integração da pesquisa através dos cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu.
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XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão
Tema: Aprender e empreender na educação e na ciência
Data do evento:
03/10/2012 a 05/10/2012
Local:
UNIFRA: Conjunto I - Rua dos Andradas, 1614
UNIFRA: Conjunto III - Rua Silva Jardim, 1175
Objetivo:
- Proporcionar discussões e compartilhamento de experiências em torno do tema "Aprender e empreender na educação e na ciência".
- Integrar as ações desenvolvidas em Ensino, Pesquisa e Extensão no âmbito acadêmico e na comunidade.
Clientela:
- Acadêmicos de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais e pesquisadores da UNIFRA e de outras Instituições de Ensino Superior e empresas com interesse em Ensino, Pesquisa e Extensão.
Inscrições
Número de Vagas:
2.000 vagas
Carga Horária:
30 horas
Local da inscrição:
http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/fazer_inscricao1.asp
Período da inscrição:
30/07/2012 a 03/10/2012 - ou enquanto houver vaga
Investimento:
Inscrição Individual R$ 40,00
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 É com satisfação que comunicamos a abertura das inscrições!
V CPEASul – Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul


Este evento, de âmbito nacional, servirá para o fortalecimento das discussões sobre a Educação Ambiental. Configura-se como um espaço de diálogos, debates e compartilhamento de idéias e ações desenvolvidas nos mais diferentes

espaços educativos.

O período para submissão de trabalhos é de 16 de julho a 05 de agosto.
Confira as suas modalidades na aba "Inscrições"!
Dúvidas, Informações e Sugestões, podem ser enviadas ao endereço:secretaria.cpeasul@gmail.com



Submissão de Trabalhos no IV EDEA e V CPEASul



Antes de submeter seu trabalho à Comissão Científica, observe as orientações gerais para cada categoria – apresentação oral ou banner.
- Os trabalhos deverão apresentar relevância temática, conexão com as questões ambientais e a educação ambiental, bem como coerência e coesão textual, clareza do fenômeno, dos objetivos e metodologia, ligação do tema com um dos eixos temáticos do evento;

- Para a apresentação de trabalho no evento, o interessado deverá pagar a taxa de inscrição conforme a sua vinculação institucional/profissional;

- Para submissão de trabalhos na modalidade comunicação oral (artigo) exige-se a titulação mínima de graduação. Na modalidade banner (resumo expandido) não se exige titulação.

- O pagamento não garante o aceite do trabalho pela Comissão Científica;

- No caso de trabalhos submetidos e não aceitos pela Comissão Científica, o proponente terá sua inscrição automaticamente convertida para a categoria ouvinte, sem devolução da taxa de inscrição;

- Para a inscrição, o participante deverá preencher os dados do Formulário e clicar em enviar. O sistema irá gerar um boleto bancário através da página do PagSeguro que poderá ser pago em qualquer agência bancária até o dia do vencimento. O sistema PagSeguro é uma prestadora de serviços de pagamentos online e a Comissão Organizadora do evento não tem nenhuma relação com o mesmo, a não ser a contratação da emissão dos boletos na internet. Por isso, a Comissão Organizadora não se responsabilizará pela movimentação bancária efetuada pelos inscritos no evento.

- A inscrição somente será efetivada após pagamento do boleto bancário e do recebimento, pela Comissão Financeira do evento, da confirmação ao pagamento, enviada pela instituição bancária.

- As inscrições para ouvintes (sem apresentação de trabalho) poderão ser realizadas, no site, até o dia 25/09/2012 ou no próprio local do evento.

- Para aqueles que submeterem trabalhos para avaliação da Comissão Científica, as inscrições poderão ocorrer até o dia 05/08/2012 apenas através do site do evento.

- Todos os inscritos poderão assistir às Mesas Redondas e às apresentações dos trabalhos (oral e banner). No momento do credenciamento, cada inscrito receberá uma ficha de controle de frequência, na qual será registrada a participação em cada atividade do evento. Essa ficha deverá ser obrigatoriamente devolvida no local indicado ao final do evento, pois será utilizada como forma de controle para fins de certificação dos participantes;

- Para obtenção do Certificado de Participação no evento cada inscrito deverá assistir a no mínimo 75% das atividades do evento, todas devidamente registradas na ficha de frequência, entregue no momento do credenciamento. Não será considerada neste cômputo a saída de campo realizada no dia 29/09.

- O trabalho deverá ser encaminhado, como mencionado, impreterivelmente até o dia 05/08/2012 de acordo com as normas estabelecidas para cada modalidade (apresentação oral ou banner), através do site oficial do evento, no formato Word 97-2003 (.doc), de acordo com o modelo proposto pela organização do evento, em suas duas versões.

- A revisão ortográfica e demais componentes do texto são de inteira responsabilidade dos/das autores/as. O trabalho será publicado exatamente como recebido na plataforma, sem possibilidade de alteração do mesmo após o envio do arquivo.





DATAS IMPORTANTES

16/07/2012 Começo do período de inscrições e submissão de trabalhos;

05/08/2012 Data limite para inscrição com envio de trabalhos;

10/09/2012 Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos;

10/09/2012 Indicação de local, dia e horário de das apresentações de trabalhos

25 a 29/09/2012 Realização do IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental e V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul.



GRUPOS DE TRABALHO

GT 1 Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da EA

GT 2 Problemáticas Emergentes em EA

GT 3 Modelos de Desenvolvimento, Impactos Ambientais, Impactos Sociais e a EA.

GT 4 A constituição de educadores e educadoras ambientais

GT 5 Movimentos Sociais e EA



INSCRIÇÕES

MODALIDADES INVESTIMENTO

Até 05/08/2012

com inscrição de trabalhos Até 26/09/2012 apenas para ouvintes

Ouvintes em geral (s/apresentação de trabalho[s]); R$ 35,00 R$ 35,00

Educadores de espaços não-formais e da rede pública; movimentos sociais e estudantes de graduação; R$ 50,00 R$ 50,00

Docentes e pesquisadores de IES; profissionais liberais. R$ 100,00 R$ 100,00










Programação

02/06 - Sábado
Atividade: Trilha Morro Cechella e Monumento aos Ferroviários
Horário: 14 horas
Local de encontro: Conj. I - UNIFRA - Rua dos Andradas, 1614
Vagas: 30
Valor: R$ 5,00

Observação: A reserva da vaga deverá ser feita somente pelo e-mail: trilhas@clubetrekking.com.br - Mais informações - (55) 3317-3400 ou (55) 8407-1646

05/06 – Terça – Feira
Abertura do Espaço JIMA
Manhã
Horário: 9h às 12h
Local: Espaço de convivência do Conjunto III
Atividades: Projeção de vídeos, bazar solidário, distribuição de materiais, distribuição de mudas de espécies ornamentais.
Tarde
Horário: 14h às 18h
Local: Espaço de convivência do Conjunto III
Atividade: Lançamento do Jornal Ambiental/ JORNALECO.
Noite
Horário: 18h 30min às 21h
Local: Salão de Atos do prédio 13 do Conjunto III
Atividade: Conferência sobre o tema: Sustentabilidade:Profº Drº Ricardo Simão Diniz Dalmolin (UFSM)

06/06 – Quarta – Feira
Manhã
Horário: 9h às 12h
Local: Espaço de convivência do Conjunto III
Atividade: Espaço JIMA
Tarde:
Horário: 14h às 18h
Local: Espaço de convivência do Conjunto III
Atividade: Lançamento da “Carta: Comunidade Unifra: contribuições à busca de qualidade social-ambiental para Santa Maria”.
Noite:
Horário: 18h 30min às 21h
Local: Salão de Atos do prédio 13 do Conjunto III
Apresentação dos alunos do curso de Sistemas de Informação: Sustentabilidade: a computação também faz parte.
Atividade: Painel sobre o tema: Interfaces do pensamento-ação acerca da sustentabilidade: Professor Drº Márcio Martins (Unifra) – Prof. Drª Noemi Boer (Unifra) – Professora Msª Mitieli Seixas da Silva (Unifra).









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Seminário de Encerramento das Atividades do Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo: Residência Agrária/UFSM Estimados (as).


Como previsto na proposta do Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo a realização de um espaço para encerramento das atividades do curso, convidamos a todos para o Seminário “Universidade e Reforma Agrária Construindo Conhecimento para o Empoderamento Social: A experiência da primeira turma do Curso de Especialização da UFSM em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo”, (programação no site, link disponivel abaixo). O seminário, objetiva aprofundar as discussões sobre a relação da Universidade com a Sociedade, fundamentalmente no que tange a formação de profissionais e construção de conhecimento vinculado a realidade da reforma agrária. Desta forma, o Seminário está estruturado visando abranger a discussão geral sobre a relação da universidade com a reforma agrária enquanto espaço de construção de conhecimento e buscando situar o Curso de Especialização em Agricultura familiar Camponesa e Educação do Campo (assim como outras experiências de ensino/pesquisa/extensão) nessa discussão apontando seus limites, desafios e os avanços conquistados.

O seminário foi elaborado tendo em vista a participação dos estudantes, professores e monitores nos diferentes espaços da programação.






Link do site do evento: http://www.wix.com/seminariora2012/ufsm


Att


Secretária do curso Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo

Para mais informações: email: raturma2009@yahoo.com.br
 
 
 
 
SEMINÁRIO:




















I Seminário Internacional de Educação Indígena
Evento está marcado para o dia 19 de abril. Comunidade acadêmica e público interessado na temática estão convidados a participar
Propiciar um conjunto de reflexões e debates entre as nações indígenas, Instituições de Ensino Superior e comunidade de Santa Maria. Este é o objetivo do I Seminário Internacional de Educação Indígena que ocorrerá no dia 19 de abril, Dia do Índio, no prédio da Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
                Estudantes, professores e demais interessados na temática estão convidados a acompanhar, a partir das 9h, no Salão Imembuí, os testemunhos de experiências e demandas relativas ao assunto manifestados por representantes de diversas universidades, bem como, pelos próprios indígenas. Com isto, o que se quer é alavancar um conjunto de ações que conduzam ao amadurecimento e melhoria das condições de acesso e permanência de estudantes desta categoria na UFSM.
Na programação do evento, além das mesas de debates, merece destaque a palestra Educação Indígena e seus desafios atuais, que será ministrada pelo antropólogo espanhol radicado no Paraguai, Bartolomeu Melià, um dos mais renomados estudiosos da cultura Guarani na atualidade. As inscrições serão realizadas no local.

 

Programação:
9:00 Solenidade de Abertura do Evento
9:30 Mesa 1 - A educação superior indígena na UFSM: panorama e perspectivas
Pró-reitor de Assuntos Estudantis Prof. Ubiratan Tupinambá da Costa - PRAE,
Pró-reitor de Graduação Prof. Orlando Fonseca  - PROGRAD
Pró-reitor de Extensão Prof. João Rodolfo Flores - PRE
Prof. José Luiz de Moura Filho - AFIRME
Téc. Adm. Viviane Bock  - COPERVES
Acadêmico Matias Rempel - CIAPFAI
Mediador: Prof. André Luis Ramos Soares
11:00  Mesa 2 - O que desejam as nações indígenas como educação superior?
Representantes das nações indígenas do Rio Grande do Sul
Augusto da Silva
Angela Maria Lima de Moura
Natanael Claudino
Cesáreo Timóteo
Jadir Jacinto
Mediador: Profª. Maria Catarina Zanini

14:00 Mesa 3 - O testemunho de Estudantes Indígenas
Estudantes indígenas da UFRGS, FURG e UFSM
Pedro Sales - UFRGS
Sandro Tõp da Silva - URI
Laura de Paulo - UFSM
Mediador: Profª. Drª. Maria Clara Mocelin
15:30 Intervalo
16:00
Mesa 4 A experiência das IES
UFSC - Suzana Cavalheiro de Jesus
FURG - Darlene Pereira e Josiara Afonso
UFSM - Ceres karam Brum
UEMS - Sandra Cristina de Souza
Mediador: Prof. Dr. José Luis de Moura Filho
20:00 Palestra Educação Indígena e seus desafios atuais                                            
Antropólogo Bartomeu Meliá
Coordenação Prof. Drª. Ceres Karam Brum
22:30 Encerramento
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SEMINÁRIO:
  
“Política Nacional de Resíduos Sólidos: Desafios e perspectivas para a sustentabilidade”.


A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria através da comissão de  Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente, juntamente com a Faculdade Integrada de Santa Maria, PROMOVEM o Seminário sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos: Desafios e perspectivas”.
A Política Nacional de Resíduos NRS aprovada e Sancionada pelo Congresso Nacional a lei 12.305 de 02.08.2010 que cria a “Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada pelo Decreto 74.004 de 23.12.2010, estabelece pela primeira vez, novos princípios, objetivos e instrumentos para correta gestão dos resíduos sólidos, trazendo como marco o conceito de responsabilidade compartilhada, logística reversa, acordos setoriais, prazo e consequências para a implantação do modelo de gerenciamento integrado de resíduos sólidos nos Municípios. O seminário tem intuito de trazer informações e debater sobre estas questões de extrema relevância para a nossa sociedade.
            A democracia e a participação social permeiam as estratégias e ações efetivas por intermédio da disponibilização de espaços que garantam a participação social na discussão, formulação e avaliação das políticas ambientais voltadas à construção de valores culturais interligados a justiça social e ambiental; e de apoio à sociedade na busca da sustentabilidade.
O seminário será realizado no dia 25 de abril no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, das 19:00 às 22:30.

 Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos: Desafios e Perspectivas.
Data: 25 de abril de 2012.
Início: 19 h
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria
Programação:
18:30 - Credenciamento:
19:00 h – abertura
19:15 - Primeiro Painel: 
Prof. Vitor Hugo do Amaral Ferreira - Advogado, Professor Universitário e Coordenador da "Campanha Consumo Sustentável: apoie esta ideia".
Prof. Maurício Fernandes da Silva – Advogado, Especialista em Direito Ambiental, Mestrando em Direito e Professor Universitário. Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS.
Prof. Maria Beatriz Oliveira da Silva -  Doutora em Direito pela Universidade de Limoges- França. 

Mediadora: Anna Christine Ferreira Kist - Mestre em Geografia e Geociências, Especialista em Educação Ambiental, Coordenadora do GEPPAM- Grupo de Estudos Pesquisas e Projetos Ambientais da FISMA, Professora Universitária.

21:00 - Segundo Painel:


Heitor De Souza Peretti - Geógrafo, Mestre em Eng Civil, servidor do Ministério do Meio Ambiente, junto ao IBAMA, como analista ambiental

Luiz Alberto Carvalho Junior - Secretário de Proteção Ambiental do Município de Santa Maria
Erny Lauro Meinhardt Junior - Técnico II da FEPAM, representante da ABES no Comitê do Vacacaí
Mediador: Adriano Severo Figueiró- Prof. Dr. Universidade Federal de Santa Maria UFSM- Departamento de Geociências.
Promoção: Comissão Saúde, Educação e Meio Ambiente-Câmara Municipal de Vereadores e FISMA-Faculdade Integrada de Santa Maria.
Apoio: Universidade Federal de Santa maria-UFSM, Centro Universitário Franciscano e Faculdade de Direito de Santa Maria.-Fadisma.


Organizadora: Prof. Anna Christine Ferreira Kist

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